França anuncia envio de caças para Ucrânia
A França deve enviar novos caças à Ucrânia, que poderão ser utilizados contra a Rússia já no primeiro trimestre de 2025, conforme anunciou o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, ao jornal Sud Ouest na segunda-feira.
"O objetivo é equipá-los com capacidades de combate ar-terra e reforçar seus sistemas de guerra eletrônica", afirmou Lecornu sobre a previsão de envio dos caças Mirage 2000.
O ministro explicou que a transferência depende do treinamento dos pilotos e mecânicos ucranianos na base da Força Aérea francesa em Nancy.
Em 20 de setembro, o primeiro grupo de pilotos ucranianos completou a preparação na França, onde o treinamento dos militares ucranianos começou em março. Segundo o jornal francês Le Monde, o país pretende treinar 26 ucranianos em um período de dois anos.
- Além da França, outros países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca, já enviaram caças F-16 fabricados nos EUA à Ucrânia, embora pelo menos uma aeronave tenha sido perdida após ser abatida pela própria Ucrânia.
- O presidente Macron já havia solicitado aos membros da OTAN que não descartassem o envio de tropas à Ucrânia, apesar da oposição de líderes de outros países à ideia, apresentada em fevereiro.