Notícias

Dupla de cientistas ganha Nobel de Física por avanços em Inteligência Artificial

John Hopfield e Geoffrey Hinton ganharam o prêmio por suas inovações no aprendizado de máquina. Hopfield desenvolveu uma memória associativa, enquanto Hinton criou um método para identificar propriedades em dados.
Dupla de cientistas ganha Nobel de Física por avanços em Inteligência ArtificialX / NobelPrize / Niklas Elmehed

A Academia Real Sueca de Ciências anunciou nesta terça-feira a concessão do Prêmio Nobel de Física aos cientistas John Hopfield, de cidadania dos EUA, e Geoffrey Hinton, de cidadania britânica, reconhecidos por "desenvolverem técnicas que são a base do atual aprendizado de máquina [machine learning, no termo em inglês]".

Hopfield recebeu o prêmio pela criação de uma memória associativa, capaz de armazenar e restaurar padrões, como imagens e dados complexos. Já Hinton recebeu o Nobel pela invenção de um método que permite a identificação autônoma de propriedades em dados, viabilizando tarefas como a detecção de elementos em imagens.

"O impacto do trabalho desses pesquisadores é evidente. Na física, as redes neurais artificiais são usadas em diversas áreas, como no desenvolvimento de materiais com propriedades específicas", afirmou Ellen Moons, presidente do Comitê do Nobel de Física.

Em 2023, o Nobel de Física foi entregue a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier por suas descobertas sobre "métodos experimentais" para entender o comportamento dos elétrons.