"Devemos vencer a competição do século XXI com a China", afirma Kamala Harris

A candidata do partido Democrata à presidência dos EUA se recusou a comprometer as forças armadas norte-americanas com a defesa de Taiwan.

A vice-presidente e candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris, afirmou que os EUA devem evitar conflitos e vencer "a competição do século XXI com a China". 

"Em primeiro lugar, devemos vencer a competição do século XXI com a China, devemos ser capazes de competir e vencer. Não devemos buscar o conflito", declarou a candidata democrata em entrevista à NBC News, no domingo, acrescentando que os EUA devem proteger seus interesses comerciais.

Kamala se recusou a comprometer as forças armadas dos EUA com a defesa de Taiwan contra a China, caso seja eleita em novembro. "Não vou entrar em hipóteses", disse a candidata quando foi perguntada sobre o assunto.

Cooperação entre EUA e Taiwan

Embora os EUA não reconheçam oficialmente a independência de Taiwan, mantêm relações especiais com a ilha chinesa.

Entre 1954 e 1979 vigorou entre EUA e Taiwan o "Tratado de Defesa Mútua", no qual os norte-americanos eram obrigados a defender a ilha. Hoje, de acordo com a Lei de Relações com Taiwan de 1979, os EUA devem fornecer "artigos e serviços de defesa em quantidade necessária para permitir que Taiwan mantenha uma capacidade de autodefesa suficiente".

Em dezembro de 2022, os EUA aprovaram a Lei de Resiliência Aprimorada de Taiwan, que resultou no primeiro grande pacote de financiamento militar para Taiwan em 2023, no valor de US$ 345 milhões, provocando críticas da China.