Notícias

A vida dos reféns depende do governo israelense, diz Hamas

O grupo palestino alertou que aquilo que aconteceu com os seis reféns encontrados mortos perto de Rafah poderia ser repetido.
A vida dos reféns depende do governo israelense, diz HamasAP / Mahmoud Illean

As vidas dos reféns israelenses dependem das decisões do governo israelense, afirmou Abu Obeida, porta-voz do Hamas, em uma mensagem de vídeo.

Nesse contexto, Obeida disse que o grupo palestino queria proteger e preservar os prisioneiros israelenses desde o primeiro dia da guerra na Faixa de Gaza. "Dizemos ao povo da ocupação que poderiam ter levado seus prisioneiros de volta há um ano se isso estivesse em linha com as ambições do [primeiro-ministro de Israel, Benjamin] Netanyahu", declarou.

Ele ainda acrescentou que o que aconteceu com os seis reféns encontrados mortos em um túnel do Hamas perto da cidade de Rafah no início de setembro poderia se repetir "enquanto Netanyahu e seu governo terrorista" forem "intransigentes".

O representante do Hamas enfatizou que o movimento tem instruções para transferir os reféns para locais mais seguros se estiverem expostos ao perigo ou a combates próximos. Ele também detalhou que os riscos para os prisioneiros israelenses estão aumentando diariamente, devido ao fogo cruzado e ao fogo israelense na área de combate.

"Apelamos para o lançamento da maior campanha árabe, islâmica e internacional em apoio ao povo palestino", proclamou Obeida.