Reino Unido possui o maior número de migrantes ilegais da Europa, aponta estudo

Estima-se que o número de migrantes em situação irregular no país seja o dobro da França, que, juntamente com Alemanha e Espanha, são os principais destinos europeus da migração ilegal.

O Reino Unido tem o maior número de imigrantes irregulares entre os países europeus, informa o The Telegraph nesta segunda-feira, citando um estudo realizado por especialistas da Universidade de Oxford.

De acordo com o estudo, há cerca de 745.000 imigrantes irregulares no país, mais do que o dobro da França, onde há cerca de 300.000. A Alemanha ocupa o segundo lugar em número na Europa, com pouco mais de 700.000 pessoas, enquanto a Espanha está na terceira posição, onde vivem cerca de 460.000 imigrantes.

Entre as 745.000 pessoas que estão ilegalmente no país estão estrangeiros cujos vistos ultrapassaram o prazo de validade, solicitantes de asilo que foram rejeitados, e alguns que atravessaram o Canal da Mancha em pequenos barcos.

Desde o início do ano, 26.600 migrantes chegaram ao Reino Unido em botes insufláveis pelo Canal da Mancha, o que representa um aumento de 5% em relação aos números de 2023 para o mesmo período.

Deste total, 973 atravessaram ilegalmente a fronteira britânica em 5 de outubro, o maior número registrado em um único dia este ano.

No início de agosto, uma onda de protestos e tumultos eclodiu no Reino Unido contra a política de asilo do governo britânico após um suposto migrante ilegal matar três meninas na cidade de Southport. No entanto, as autoridades esclareceram posteriormente que o suspeito nasceu no Reino Unido, e não está tratando o evento como um incidente terrorista.