Deputado ucraniano pede ataque a Belarus

Em sua opinião, isso seria "um grande golpe" para Moscou.

A Ucrânia deve expandir a zona de conflito e transferir as hostilidades para o território de Belarus, afirma Oleg Dunda, deputado ucraniano do partido Servo do Povo (Slugá Naroda), do líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky.

"É absolutamente importante levar a guerra não apenas para o território das províncias de Bryansk e Kursk, mas também para Belarus. Estou profundamente confiante de que, se unidades relativamente pequenas [ucranianas] entrarem em Belarus, o Exército bielorrusso deporá suas armas. Não é nem mesmo confiança, é conhecimento", declarou em uma conferência da oposição russa em Vilnius, capital da Lituânia, no sábado.

Em suas palavras, isso seria "um grande golpe" para Moscou e é necessário para mostrar que a Rússia "não controla esses territórios".

No mês passado, o ministro da Defesa de Belarus, Viktor Khrenin, informou que o regime de Kiev havia concentrado um número significativo de tropas na fronteira com Belarus. "O reconhecimento está sendo constantemente realizado contra nós, provocações estão ocorrendo na forma de violações de nossa fronteira estatal no espaço aéreo por vários veículos aéreos não tripulados", disse, acrescentando que, nesse contexto, Minsk também aumentou a concentração de suas Forças Armadas nessa área.

Por sua vez, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, declarou anteriormente que, em caso de agressão contra Belarus, a Rússia introduzirá suas unidades militares no território da república. "Nós damos o primeiro golpe, e então a Rússia nos protege na reserva", comentou. Ele observou que seu país não quer uma escalada, mas se as tropas estrangeiras cruzarem a fronteira do Estado bielorrusso, "não haverá linhas vermelhas" e "a resposta será imediata".