Primeiro time de futebol transgênero da Espanha é goleado por 19 a 0 na estreia da liga masculina
O clube de futebol Fenix FC, o primeiro time espanhol formado inteiramente por homens transgêneros a se filiar a uma federação na Europa, foi goleado em sua estreia na liga regional da Catalunha, informou a Reuters no sábado.
A partida, que marcou o início da temporada, foi realizada em 21 de setembro e terminou com uma derrota de 19 a 0 para o Fenix. No entanto, para seus torcedores e jogadores, "a oportunidade de competir em igualdade de condições foi mais significativa e importante do que o resultado".
A equipe é o primeiro time de futebol transgênero da Espanha. Batizado com o nome do pássaro mitológico, o time disputou alguns amistosos na última temporada antes de chegar à quinta divisão com sua incorporação ao clube de Sant Feliu de Llobregat, perto de Barcelona.
Hugo Martinez, 24 anos, fundador do clube, conta que o abuso que sofreu quando começou a terapia de transição o forçou a sair do futebol feminino e o motivou a formar um time que permitisse que ele e outros homens trans jogassem em um ambiente seguro. Embora alguns temessem que eles não se adaptassem, acabaram aceitando a ideia dele e o Fenix nasceu, levando três anos para ser criado.
Nas duas últimas temporadas, as ligas masculinas da Federação Catalã de Futebol têm sido mistas. Isso significa que jogadores de qualquer gênero podem participar, independentemente de sua identidade sexual. Além disso, eles podem optar por usar um nome diferente daquele que têm legalmente, explicou a federação à Reuters. Embora outras associações regionais tenham incluído modificações semelhantes, elas são limitadas a uma determinada faixa etária e variam em outros esportes.
*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.