Notícias

Governo anuncia primeiro túnel imerso da América Latina que ligará Santos a Guarujá

O empreendimento está incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com um investimento de R$ 5,8 bilhões.
Governo anuncia primeiro túnel imerso da América Latina que ligará Santos a GuarujáGettyimages.ru / Alf Ribeiro/AGB Photo Library/Universal Images Group

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira as obras do primeiro túnel imerso na América Latina, que ligará os municípios de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

A obra, que foi anunciada na comemoração dos 132 anos do Porto de Santos, por onde passa 30% das exportações brasileiras e que também é alvo de investimentos, contará com 860 metros entre as margens e ficará imerso sob o fondo do canal entre os dois municípios a uma profundidade de 21 metros.

O empreendimento está incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), com um investimento de R$ 5,8 bilhões.

"Nós precisamos e vamos nos transformar em um país altamente desenvolvido e é por isso que tiramos o Porto de Santos da política de privatização. Nesse nosso país, se estabeleceu uma narrativa da elite econômica de destruir a imagem do Estado e do poder público, a ideia de que o Estado não vale nada", disse Lula, reafirmando o papel do Estado como condutor do desenvolvimento do país. "Nós queremos provar que esse porto, com a sua autoridade portuária, vai fazer tanto ou mais do que qualquer empresário faria nesse país, por que o que nós queremos provar é que se o Estado for responsável, o Estado vai fazer o que tem que ser feito", acrescentou.

Segundo nota da presidência da República, "O túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista".

"Todos os dias, 80.000 pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações", diz a nota.