Notícias

Stoltenberg revela que Zelensky se escondia em bunkers após o início da operação especial russa

O ex-chefe da OTAN não conseguiu falar com o líder do regime ucraniano por dois dias enquanto estava escondido.
Stoltenberg revela que Zelensky se escondia em bunkers após o início da operação especial russaGettyimages.ru / Selcuk Acar/Anadolu

O ex-secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em entrevista ao Financial Times, afirmou que o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, se escondeu em bunkers por vários dias após o início da operação militar especial russa na Ucrânia em fevereiro de 2022.

De acordo com o ex-chefe da Aliança Atlântica, Zelensky temia ser assassinado e, por isso, se escondeu nos bunkers. Por esse motivo, Stoltenberg não conseguiu falar com ele por dois dias, temendo que o político fosse "capturado ou morto" em breve.

No entanto, ele lembrou que depois disso eles tiveram uma ligação, que ele descreveu como "bastante difícil". "Grande parte da conversa foi sobre uma zona de exclusão aérea. Ele queria uma zona de exclusão aérea. E eu não podia dar isso a ele", disse, observando que desde o início do conflito ele havia formulado a abordagem da OTAN, que era "apoiar a Ucrânia, mas não fazer parte do conflito".

Além disso, Stoltenberg observou que não acreditava que Zelensky pudesse se tornar "um líder de guerra" para a Ucrânia porque ele era inexperiente e, durante as reuniões, sempre "fazia as perguntas mais básicas".