Notícias

Barco afunda com 278 pessoas a bordo a apenas centenas de metros do destino

O naufrágio deixou mais de 80 pessoas mortas, embora o número exato de vítimas seja desconhecido porque nem todos os passageiros ainda foram encontrados.
Barco afunda com 278 pessoas a bordo a apenas centenas de metros do destinoRT

Mais de 80 pessoas morreram até o momento no naufrágio de uma balsa no Lago Kivu, no leste da República Democrática do Congo, que estava sobrecarregada com 278 passageiros. O fato foi relatado pela Presidência do país no X.

A principal causa da tragédia foi a violação das normas de segurança ao sobrecarregar a embarcação, que, por esse motivo, não conseguiu superar o ataque das ondas com mau tempo. "Levará pelo menos três dias para termos números exatos, porque nem todos os corpos foram encontrados ainda", explicou o governador da província, Jean Jacques Purisi, à Reuters.

A mídia local afirma que pelo menos 45 pessoas foram resgatadas, enquanto dezenas de outras ainda estão desaparecidas. Os números ainda são contraditórios, pois a falta de uma lista de passageiros está dificultando o esforço de busca e resgate, que está sendo realizado pela marinha, pela Cruz Vermelha e por voluntários da Médicos Sem Fronteiras (MSF).

O barco havia saído de Minova em direção ao norte, rumo à cidade de Goma, e afundou perto da costa. Um vídeo amplamente divulgado mostra os últimos minutos de terror.

ATENÇÃO: AS IMAGENS A SEGUIR PODEM CAUSAR DANOS À SUA SENSIBILIDADE

O transporte naval se tornou o meio de transporte mais utilizado no país, devido ao estado precário das estradas e às condições perigosas causadas pelos combates entre as forças do governo e o grupo rebelde M23. Como resultado, infelizmente, os naufrágios em lagos e rios aumentaram em toda a república.