Notícias

Stoltenberg sugere que a Ucrânia faça concessões territoriais para negociar com a Rússia

O ex-secretário-geral da OTAN afirma que Kiev deve aprender com as lições da guerra soviético-finlandesa, conhecida como a "Guerra de Inverno".
Stoltenberg sugere que a Ucrânia faça concessões territoriais para negociar com a RússiaGettyimages.ru / Omar Havana

O ex-secretário geral da OTAN, Jens Stoltenberg, sugeriu que a Ucrânia deveria levar em conta a experiência da guerra soviético-finlandesa, conhecida como a "Guerra de Inverno", e pensar em reconhecer novas realidades territoriais.

Em uma entrevista publicada na sexta-feira pelo Financial Times, Stoltenberg comentou que Kiev ainda precisa decidir quando negociar, mas precisa "criar as condições que lhes permitam sentar-se com os russos e obter algo que seja aceitável".

O ex-chefe da Aliança sugeriu uma comparação histórica com o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky: "A Finlândia travou uma guerra corajosa contra a União Soviética em 1939. Eles impuseram ao Exército Vermelho custos muito mais altos do que o esperado", explicou. "A guerra terminou com eles abrindo mão de 10% de seu território. Mas conseguiram uma fronteira segura", acrescentou.

De acordo com o ex-chefe da OTAN, é provável que haja um movimento nessa direção após a eleição presidencial dos EUA em 5 de novembro.

"Após as eleições, haverá uma espécie de novo ímpeto, uma nova iniciativa para tentar obter algum movimento. Mas não acho que será para jogar a toalha e desistir", afirmou, acrescentando que isso pode incluir "maneiras de tentar obter movimento no campo de batalha combinado com movimento em torno da mesa de negociações".