Notícias

"Derrotaremos todos os inimigos", afirma líder supremo do Irã

O discurso, que apelou a unidade das nações da região contra Israel, foi feito durante um sermão público do aiatolá Ali Khamenei.
"Derrotaremos todos os inimigos", afirma líder supremo do IrãGettyimages.ru / Handout

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, dirigiu-se à nação nesta sexta-feira, em meio às crescentes tensões com Israel, em um discurso no qual afirmou que Teerã não agirá de forma precipitada, mas ajudará palestinos e libaneses a se defenderem da agressão israelense.

"Não adiamos nem nos apressamos no cumprimento de nosso dever", declarou Khamenei, acrescentando que "o que for razoável e correto, de acordo com as decisões políticas e militares, será feito no tempo adequado e, se necessário, será repetido no futuro".

O líder iraniano também defendeu o povo palestino, afirmando que ele "tem o direito de enfrentar o inimigo que ocupou suas terras e destruiu suas vidas". Khamenei sublinhou que "é legítimo defender os palestinos e ajudá-los".

Ele reforçou que cada nação tem o direito de lutar por sua soberania e que nenhuma organização internacional pode questionar esse direito.

Durante seu discurso, Khamenei ainda justificou o ataque de mísseis iranianos contra Israel, realizado na terça-feira, como "legal e legítimo".

Luta unida

Ao mesmo tempo, Khamenei destacou a necessidade de união entre os países da região para lutar contra Israel, que ele classificou como inimigo não apenas do Irã, mas também da Palestina, do Líbano, do Iraque, do Egito, da Síria e do Iêmen.

"Devemos lutar por nossa independência, do Afeganistão ao Líbano", disse ele, acrescentando que, se os países forem solidários entre si, "derrubarão seus inimigos".

Mensagem importante

O discurso, que marcou o primeiro sermão público de Khamenei em cinco anos, foi realizado após uma cerimônia em homenagem a Hassan Nasrallah, líder do movimento xiita libanês Hezbollah, morto por Israel em 27 de setembro.

Durante o sermão, o líder supremo do Irã afirmou que a principal mensagem do "mártir" Hassan Nasrallah foi que os povos da região "devem aumentar seu poder, resistir ao inimigo agressor e derrotá-lo".