Boris Johnson revela que encontrou dispositivo de escuta em banheiro após visita de Netanyahu
Uma equipe de segurança do Reino Unido encontrou um dispositivo de escuta no banheiro pessoal do então ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, em 2017, logo após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter usado o local durante uma visita oficial. A revelação foi feita pelo jornal The Telegraph na última quinta-feira.
De acordo com o ex-primeiro ministro, o incidente teria ocorrido no Ministério das Relações Exteriores britânico, quando Netanyahu estava em uma visita oficial e teria usado o banheiro pessoal do ex-político.
"Bibi [Netanyahu] foi ao banheiro por um tempo, e pode ou não ser coincidência, mas me disseram que, mais tarde, quando estavam fazendo uma varredura regular em busca de insetos, encontraram um dispositivo de escuta na caixa de som", escreveu Johnson em seu novo livro de memórias.
Boris Johnson não deu mais detalhes ao jornal, afirmando que as informações públicas sobre o incidente já estão contidas em seu livro, intitulado Unleashed, que será lançado em 10 de outubro.
Suposta tentativa de hackear Trump
O The Telegraph também fez menção a um episódio de 2018, quando dispositivos de vigilância conhecidos como "IMSI-catchers", que se disfarçam de torres de celular para capturar dados de identificação, foram encontrados em Washington D.C.
Esses aparelhos, localizados perto da Casa Branca, foram supostamente atribuídos ao serviço de inteligência israelense Mossad, em uma tentativa de hackear o telefone do então presidente dos EUA, Donald Trump.