Reino Unido entrega sua última colônia na África às ilhas Maurício e põe fim a anos de disputa

O governo britânico chegou a um acordo recentemente com as Ilhas Maurício para transferir a soberania sobre seu último território ultramarino na África, o arquipélago de Chagos.
Como observa o The Guardian, o acordo abrirá o direito de retorno para os chagossianos, que o Reino Unido expulsou de suas casas nas décadas de 1960 e 1970. As ações das autoridades britânicas foram descritas como "um crime contra a humanidade e um dos episódios mais vergonhosos do colonialismo pós-guerra".
No entanto, o acordo inclui uma exceção para a ilha de Diego Garcia, que abriga uma base militar conjunta entre o Reino Unido e os EUA e que permanecerá sob controle britânico. Os planos para a base foram a razão pela qual o Reino Unido separou as Ilhas Chagos do restante das Ilhas Maurício quando concedeu a independência a estas últimas em 1968 e deslocou à força cerca de 2.000 pessoas, observa o jornal.

O acordo foi bem recebido pelo presidente dos EUA, Joe Biden. "É uma demonstração clara de que, por meio da diplomacia e da parceria, os países podem superar desafios históricos de longa data para alcançar resultados pací ficos e mutuamente benéficos", disse em uma carta.
Entrega de território a um "aliado de Pequim"?
Enquanto isso, o Partido Conservador britânico condenou o acordo por considerá-lo prejudicial aos interesses britânicos. "É uma capitulação perigosa, que entregará nosso território a um aliado de Pequim", escreveu Robert Jenrick, um dos candidatos a próximo líder do Partido Conservador, no X.
A Sky News detalha que foram levantadas preocupações de que um futuro governo mauriciano não reconheça o acordo e permita que a China, que tem grandes investimentos em Maurício, assuma o controle da base.
"Nossa descolonização está completa"
Por sua vez, o primeiro-ministro das Ilhas Maurício, Pravind Kumar Jugnauth, saudou o novo acordo. "Hoje, 56 anos após a independência, nossa descolonização está completa", escreveu nas redes sociais.
Maurício foi uma colônia britânica a partir de 1814. Tornou-se um estado independente em 1968, mas três anos antes Londres havia separado Chagos de Maurício e criado o Território Britânico do Oceano Índico.
