Notícias

Petrobras e Ecopetrol descobrem maior campo de gás natural dos últimos 30 anos na Colômbia

Nova descoberta no Caribe colombiano pode adicionar 170 bilhões de metros cúbicos às reservas nacionais, impulsionando a produção de gás no país.
Petrobras e Ecopetrol descobrem maior campo de gás natural dos últimos 30 anos na ColômbiaGettyimages.ru / Fabio Teixeira/Anadolu Agency

A Petrobras, do Brasil, e a Ecopetrol, da Colômbia, anunciaram a descoberta de um campo de gás offshore, o maior dos últimos 30 anos, com potencial para dobrar as reservas comprovadas de gás natural na Colômbia.

A notícia foi divulgada na última quinta-feira pela Petrobras. Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH), por meio de sua conta no X, informou que pelo menos 170 bilhões de metros cúbicos de gás natural foram confirmados no bloco GUA-OFF-0, anteriormente conhecido como Tayrona, onde está localizado o poço Sirius, no Caribe colombiano, a 32 quilômetros da costa.

O potencial energético do poço Sirius é superior ao do campo marinho de Chuchupa, localizado no departamento de La Guajira, cujas reservas iniciais variavam entre 141 e 158 bilhões de metros cúbicos e que fornece gás natural à Colômbia já há  45 anos, de acordo com Rogério Suárez, gerente geral de ativos exploratórios da Petrobras, citado pelo jornal La República.