Israel, em coordenação com os EUA, está preparando uma resposta ao ataque massivo do Irã, e espera-se que ele seja realizado "em questão de dias", informou nesta sexta-feira o Canal 12 de Israel, citando fontes que estão participando das preparações.
De acordo com as fontes da mídia, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizou consultas com autoridades de alto escalão de segurança israelenses na quinta-feira para discutir as opções e o cronograma. Os ministros do gabinete insistem que a resposta "deve prejudicar o regime dos aiatolás".
Tel Aviv está, portanto, determinada a montar uma resposta "significativa" ao ataque com mísseis de terça-feira. "Espera-se uma resposta dura em questão de dias", disseram as fontes, enfatizando que os planos estão sendo coordenados "de perto" com Washington. Observa-se que os EUA apoiarão Israel em sua resposta, bem como ajudarão em sua defesa contra novos ataques iranianos.
As opções incluem não apenas meios militares, mas também econômicos. O governo israelense está tentando exercer forte pressão diplomática sobre os EUA e outros países ocidentais para que imponham novas e duras sanções contra Teerã.