Notícias

Israel coordena com EUA "resposta dura" ao Irã em "poucos dias"

Os planos do governo de Israel estão sendo coordenados "de perto" com Washington, dizem fontes israelenses.
Israel coordena com EUA "resposta dura" ao Irã em "poucos dias"Legion-media.ru / Eddie Gerald

Israel, em coordenação com os EUA, está preparando uma resposta ao ataque massivo do Irã, e espera-se que ele seja realizado "em questão de dias", informou nesta sexta-feira o Canal 12 de Israel, citando fontes que estão participando das preparações.

De acordo com as fontes da mídia, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizou consultas com autoridades de alto escalão de segurança israelenses na quinta-feira para discutir as opções e o cronograma. Os ministros do gabinete insistem que a resposta "deve prejudicar o regime dos aiatolás".

Tel Aviv está, portanto, determinada a montar uma resposta "significativa" ao ataque com mísseis de terça-feira. "Espera-se uma resposta dura em questão de dias", disseram as fontes, enfatizando que os planos estão sendo coordenados "de perto" com Washington. Observa-se que os EUA apoiarão Israel em sua resposta, bem como ajudarão em sua defesa contra novos ataques iranianos.

As opções incluem não apenas meios militares, mas também econômicos. O governo israelense está tentando exercer forte pressão diplomática sobre os EUA e outros países ocidentais para que imponham novas e duras sanções contra Teerã.