Notícias

Chanceler libanês: Nasrallah concordou em cessar-fogo com Israel antes de ser assassinado

Segundo Abdallah Bou Habib, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou o assassinato do líder do Hezbollah após aceitar uma proposta de cessar-fogo com o grupo xiita.
Chanceler libanês: Nasrallah concordou em cessar-fogo com Israel antes de ser assassinadoSputnik / Vladimir Astapkovich

O secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, tinha aceitado uma proposta de cessar-fogo com Israel, mediada por autoridades dos Estados Unidos e da França, pouco antes de ser morto em um ataque israelense, revelou o ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, durante sua participação no programa "Amanpour and Company" da PBS.

Em resposta à apresentadora Christiane Amanpour sobre a aceitação do cessar-fogo por Nasrallah momentos antes de sua morte, Bou Habib afirmou: "Ele aceitou, sim, sim, sim, nós aceitamos completamente. O Líbano concordou com o cessar-fogo [...] e informamos aos americanos e aos franceses sobre o ocorrido. Eles nos disseram que o Sr. Netanyahu também havia concordado com a declaração dos presidentes [dos EUA e da França]", detalhou o chanceler.

De acordo com suas declarações, o ataque que resultou na morte do líder do Hezbollah foi ordenado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após aceitar o cessar-fogo.

Além disso, Bou Habib destacou que as autoridades libanesas tinham alertado repetidamente aos países da região sobre os perigos de uma guerra em larga escala, acreditando que as ações recentes de Israel, incluindo o assassinato de Nasrallah e a incursão no território libanês, poderiam intensificar as hostilidades na área.

A entrevista com Bou Habib foi realizada antes do Irã lançar um ataque massivo contra Israel na terça-feira.

Após Teerã disparar centenas de mísseis, o mundo aguarda a reação das Forças Armadas israelenses, prometida por Netanyahu logo após o bombardeio.

A gravidade da situação gera apreensões sobre a possibilidade de um conflito armado de grandes proporções no Oriente Médio.