Notícias

Putin chama as forças armadas da Ucrânia de "organização terrorista"

"Eles atiram em veículos de ambulância", denunciou o presidente russo.
Putin chama as forças armadas da Ucrânia de "organização terrorista"Gettyimages.ru / Paula Bronstein

"O que é chamado de Forças Armadas da Ucrânia se tornou, é claro, uma organização terrorista", declarou o presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião na cidade de Tula na sexta-feira. "Eles atiram em ambulâncias", denunciou.

Essa foi a reação do presidente ao relato de baixas entre funcionários da área médica que havia chegado de Donbass. "Ultimamente, as ambulâncias têm sido alvo de ataques das Forças Armadas da Ucrânia", disse uma mulher, que explicou que seis membros de sua equipe foram mortos como resultado desses ataques.

Putin relembrou um diálogo entre tanquistas ucranianos interceptados pelos militares russos há um ano, quando o Exército ucraniano estava tentando entrar na cidade de Donetsk durante uma ofensiva. Eles viram que um morador havia saído de sua casa particular vestido com roupas esportivas, um dos tanquistas disparou nele e outro perguntou: "Por que você fez isso? A resposta foi: "Todos eles são terroristas aqui". "O que é se não neonazismo, sem mencionar os aplausos para [aposentados da] SS no Canadá?", questionou Putin, e destacou o comportamento heroico de toda a equipe médica na zona de combate.