Notícias

Grande tesouro é encontrado em antiga cidade russa

Expedição arqueológica em Veliki Novgorod descobre um tesouro com 1.900 artefatos, incluindo moedas antigas e joias, datados do final do século X.
Grande tesouro é encontrado em antiga cidade russaInstitut of Archaeology RAS

Uma equipe do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia, em Veliki Novgorod, descobriu um tesouro que reúne 1.900 artefatos do final do século X d.C., com uma predominância de moedas antigas de várias origens e períodos.

Segundo um comunicado oficial do instituto, esse tesouro destaca-se por ser o mais volumoso em peso de prata e no número de itens encontrados nas camadas culturais mais antigas da cidade.

As escavações foram realizadas entre julho e setembro de 2024 em um local destinado à construção de um edifício residencial no bairro histórico de Sofiyskoye, em Veliki Novgorod. O achado foi nomeado "Vozdvizhensky", em alusão à rua medieval onde foi descoberto.

A coleção é majoritariamente composta por 1.800 moedas de prata, que estão tanto inteiras quanto em fragmentos. Os dirhams do califado árabe, cunhados no Oriente Médio e na Ásia Central, são os mais representativos, com as moedas mais antigas datadas entre 974 d.C. e 975 d.C. Além das moedas, os arqueólogos também descobriram cerca de 80 itens de joalheria, incluindo contas, anéis de prata, botões e partes de colares.

Entre as moedas encontradas, incluem-se um dracma sassânida de Kostroes II (591-628), um denário alemão do Imperador Otto I (936-973) e nove moedas bizantinas, sendo oito do Imperador Constantino VII (945-959) e uma de João I (969-976).

O contexto histórico da descoberta

As moedas trazem nomes de líderes locais, indicando a circulação de prata na antiga Bulgária do Volga, um Estado que existiu entre os séculos VIII e XIII nas proximidades da confluência dos rios Volga e Kama. No século X, essa região funcionou como um importante elo no comércio que conectava os Estados do Oriente muçulmano à antiga Rússia e áreas vizinhas.

Um exame minucioso do tesouro proporciona uma compreensão mais profunda sobre a importância desse achado para os primórdios da história de Novgorod e da Rússia antiga. A variedade de moedas orientais, bizantinas e ocidentais revela a amplitude das relações comerciais de Novgorod e o papel significativo que a cidade desempenhou nesse cenário.