As Forças Armadas da Ucrânia confirmaram nesta quarta-feira a perda da cidade de Ugledar, localizada na República Popular de Donetsk, e deram a ordem de retirada das tropas. A cidade era uma das "fortificações" mais importantes das Forças Armadas ucranianas e foco de combates pesados durante meses.
O Comando Operacional Khortitsa informou que os ataques realizados pelo Exército russo "esgotaram a defesa das Forças Armadas da Ucrânia", após o que apareceu "uma ameaça de cerco".
O alto comando autorizou uma manobra para retirar os militares ucranianas de Ugledar, a fim de salvar pessoas e equipamento militar, tomando posição para outras operações, indicou.
Anteriormente, foi relatado que os militares ucranianos abandonaram suas posições no centro de Ugledar e muitos se renderam, enquanto centenas de soldados foram cercados pelas tropas russas.
Ugledar está localizada a cerca de 60 quilômetros da cidade de Donetsk.
A cidade está em um terreno elevado, perto do cruzamento de estradas que levam às cidades de Volnovakha, Dokuchayevsk e Krasnaya Polyana, entre outras. Portanto, representa um ponto logístico importante na república.