"Essa situação está se desenvolvendo de acordo com o cenário mais alarmante", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres, conforme publicado pela agência de notícias russa Izvestiya nesta quarta-feira.
Peskov também fez um apelo às partes envolvidas no conflito, pedindo moderação e condenando ataques a civis. "Pedimos que todos os lados ajam com moderação no contexto do que está acontecendo e, evidentemente, condenamos qualquer ação que resulte na morte de civis", declarou.
Ele também observou que a Rússia está em contato com todos os envolvidos no conflito.
Responsabilidade dos EUA
O porta-voz ainda destacou o papel dos Estados Unidos no apoio a Israel, mencionando que os EUA "fornecem ao país judaico armas, dinheiro e assistência técnico-militar".
Da mesma forma, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou à Rádio Sputnik, na quarta-feira, que o papel dos EUA como "pacificadores" foi o que "levou a região ao abismo".
Zakharova enfatizou que a escalada do conflito atualmente em curso no Oriente Médio é de "responsabilidade direta de Washington".
- Esses comentários de funcionários russos de alto escalão surgem após Israel ter sido alvo de mísseis balísticos do Irã, em meio à "operação terrestre limitada" que Israel está conduzindo no Líbano, que está sob bombardeios israelenses há vários dias.