Notícias

Ministro da Defesa da Rússia: forças ucranianas somaram 23.000 pessoas mortas e feridas em janeiro

As Forças Armadas russas estão mantendo a iniciativa ao longo de toda a linha de frente, disse Sergey Shoigu.
Ministro da Defesa da Rússia: forças ucranianas somaram 23.000 pessoas mortas e feridas em janeiroGettyimages.ru / Ignacio Marin / Anadolu

Após o fracasso da contraofensiva ucraniana, as forças russas continuam a expandir as áreas sob seu controle ao longo de toda a linha de frente, declarou o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, na sexta-feira.

Em janeiro, as forças ucranianas acumularam mais de 23.000 baixas, entre mortos e feridos, enquanto mais de 3.000 equipamentos bélicos foram destruídos, incluindo tanques Leopard de fabricação alemã, bem como lançadores múltiplos de foguetes HIMARS de fabricação americana e sistemas antiaéreos Patriot, disse o ministro.

No mês passado, as forças russas realizaram 127 ataques com armas de alta precisão contra instalações da indústria de defesa, arsenais, campos de aviação militares e depósitos de combustível.

"As Forças russas continuam a reduzir metodicamente o potencial de combate do inimigo", disse Shoigu em uma reunião com a liderança militar russa.

Para evitar o colapso de suas defesas, disse ele, as autoridades ucranianas estão "lançando as últimas reservas restantes em combate e correndo para realizar novas ondas de mobilização forçada".

Enquanto isso, as forças russas mantêm a iniciativa estratégica e "continuam avançando, expandindo as áreas sob seu controle e melhorando suas posições na linha de frente", indicou.