Notícias

Rússia: Israel vê a resolução da ONU como uma permissão para continuar a varredura em Gaza

O representante russo na ONU comentou a intensificação da guerra no enclave palestino.
Rússia: Israel vê a resolução da ONU como uma permissão para continuar a varredura em GazaGettyimages.ru / samdiesel

Israel interpreta a resolução da ONU sobre a Faixa de Gaza, aprovada pelo Conselho de Segurança da organização na sexta-feira, como uma permissão para continuar "a varredura" no enclave palestino, declarou o representante permanente adjunto da Rússia na ONU, Dmitry Polianski, no último domingo em sua conta no Telegram.

 "Acontece exatamente aquilo sobre o que avisavamos ao votar sobre resolução humanitária quanto à Gaza. Israel interpreta-a de tal forma que 'cria as condições' para um cessar-fogo duradouro, o que implica continuar a varredura da Faixa”, disse o diplomata.

Polianski acrescentou que a Rússia iria vetar esta resolução, se não fosse pelos pedidos persistentes dos palestinos. 

"O que os palestinos e os árabes em geral ganharam com este texto [da resoluçãо] permanece um mistério para mim", assegurou.

A resolução, aprovada na última sexta-feira, exige que Israel e o Hamas facilitem a entrega de ajuda humanitária em toda a Faixa de Gaza. Durante a votação, a Rússia e os EUA se abstiveram.

O movimento palestino Hamas classificou de "insuficiente" a resolução, enfatizando que não atende às necessidades do povo no enclave palestino.