Notícias

Resultados do ataque massivo do Irã: Teerã conseguiu causar dor a Israel?

Embora o Irã afirme que 90% de seus mísseis atingiram alvos, incluindo "centros estratégicos israelenses", os EUA classificaram o ataque como "ineficaz".
Resultados do ataque massivo do Irã: Teerã conseguiu causar dor a Israel?AP

A maioria dos mísseis lançados no ataque em massa do Irã contra Israel na terça-feira atingiu com sucesso os alvos estabelecidos, afirmou o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (CGRI).

De acordo com um comunicado emitido algumas horas após o ataque, apesar do fato de que a área atacada estava protegida por um grande número de sistemas de defesa antiaérea de última geração, 90% dos projéteis atingiram com sucesso seus alvos, incluindo "centros estratégicos israelenses".

Foi especificado que na operação militar, apelidada de "Promessa Verdadeira 2", os mísseis de fabricação nacional atingiram várias bases aéreas e de radar israelenses, bem como os centros envolvidos na organização dos assassinatos do líder do movimento palestino Hamas, Ismail Haniyeh; do líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah; e de outros comandantes militares do Hezbollah, do CGRI e da Resistência Islâmica da Palestina.

Ao comentar o ataque, o presidente iraniano Masoud Pezeshkian enfatizou que apenas parte da capacidade militar do Irã foi usada. "Que Netanyahu saiba que o Irã não é beligerante, mas se mantém firme diante de qualquer ameaça. Isso é apenas parte de nosso poder. Não entre em conflito com o Irã", declarou ele.

Além disso, a agência de notícias iraniana Tasnim informou que a base aérea de Nevatim das Forças de Defesa de Israel (FDI), no deserto de Negev, foi destruída por mísseis iranianos. Em um vídeo publicado nas mídias sociais, vários mísseis podem ser vistos atingindo o que supostamente é a base de Nevatim, onde os caças F-35 estão posicionados.

O chefe do Estado Maior da nação persa, Mohammad Bagheri, confirmou que instalações militares foram o alvo do ataque, dizendo que três das principais bases aéreas israelenses foram atingidas. Ele acrescentou que um dos mísseis iranianos atingiu a sede do Mossad, a agência de inteligência israelense.

O que Israel diz?

Israel, por sua vez, menosprezou os resultados do ataque, alegando que conseguiu interceptar vários mísseis iranianos.

"Durante a defesa, fizemos algumas interceptações. Há alguns ataques no centro e no sul do país", declarou o porta-voz das FDI, Daniel Hagari.

"Não temos conhecimento de nenhuma vítima", disse Hagari, acrescentando que uma avaliação do ataque ainda está em andamento.

Anteriormente, Hagari observou que a Força Aérea israelense "segue operando em plena capacidade e, nesta noite, também continuará realizando ataques poderosos no Oriente Médio, como fez durante o último ano".

O que dizem os EUA?

Enquanto isso, o Departamento de Defesa dos EUA disse que o ataque iraniano de hoje foi duas vezes maior do que o de abril. "É cerca de duas vezes maior do que o número de mísseis balísticos que eles lançaram no último", disse o secretário de imprensa do Pentágono, Pat Ryder, em uma coletiva de imprensa. Ao mesmo tempo, disse ele, "felizmente, Israel tem capacidades de defesa aérea muito significativas" e conta com o apoio dos EUA.

Por sua vez, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que se estima que Teerã tenha lançado cerca de 200 mísseis balísticos contra alvos em Israel. No entanto, ele disse que "com base no que se sabe até o momento, o ataque parece ter sido derrotado e ineficaz". "Não temos informações de que houve qualquer dano a aeronaves ou recursos militares estratégicos em Israel", disse ele.