O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira, na posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum, que sucede Andrés Manuel López Obrador. A cerimônia de posse foi realizada no Legislativo e contou com a presença de 15 presidentes, além de Lula.
Lula falou brevemente com jornalistas antes de deixar o hotel rumo à cerimônia da manhã. O mandatário destacou a preparação política de Sheinbaum e afirmou que "ela fará com que as mulheres sintam orgulho de entrar na política".
"Acho que o mundo vai se surpreender com a qualidade da presidenta do México. Ela é uma mulher que vai fazer com que as mulheres sintam orgulho de entrar na política", declarou.
Problema no avião de Lula
No entanto, o voo de Lula de volta para Brasília foi interrompido por um problema técnico no avião. O presidente teve que retornar à Cidade do México e trocar de avião, usando um avião reserva da FAB (Força Aérea Brasileira). O governo não informou qual foi o problema técnico.
Dezesseis pessoas estavam presentes no avião, incluindo a tripulação, autoridades e ministros. A aeronave foi forçada a dar voltas por mais de 4 horas para queimar combustível e poder aterrisar em segurança.
Uma das hipóteses do problema técnico, que ainda não foi confirmada, é que um pássaro tenha se chocado com a turbina do avião presidencial. Por isso, foi necessário retornar à Cidade do México e possivelmente trocar de aeronave para voltar a Brasília.
A manobra de queimar combustível antes de um pouso não previsto é comum. Normalmente, o peso da aeronave no momento da decolagem é superior ao máximo permitido no pouso e aterrisar com o tanque cheio de combustível aumenta o risco de uma colisão com o chão.
Estima-se que o voo de retorno do presidente para o Brasil, com uma parada no Panamá, terá aproximadamente 10 horas de duração. O presidente e seu grupo devem chegar na manhã desta quarta-feira.