Lula critica ONU por "falta de autoridade moral e política" sobre Israel

O presidente do Brasil, em declarações a jornalistas, mencionou ainda a necessidade de Israel "sentar e conversar, ao invés de só saber matar".

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou com jornalistas nesta terça-feira sobre a situação atual no Oriente Médio, durante sua estadia na Cidade do México, onde encontra-se devido à posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Em suas declarações, o mandatário criticou a ONU por sua "falta de autoridade moral e política" sobre Israel.

"Eu lamento profundamente o comportamento do governo de Israel. Sinceramente, é inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente na mesa para conversar, ao invés de só saber matar", afirmou o presidente brasileiro.

Resgate de brasileiros no Líbano

Lula comentou ainda sobre a operação organizada pelo Brasil para repatriação de brasileiros que estão no Líbano, alvo de recentes incursões do país judeu. "Nós vamos fazer isso em todos os lugares que for preciso", declarou.

A operação de resgate foi anunciada na segunda-feira, com o objetivo de resgatar cerca de 3 mil brasileiros que vivem no Líbano.