Irã ataca Israel com mísseis
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que mísseis foram lançados pelo Irã no país judeu, pedindo à população que permaneça alerta.
"Nos últimos minutos, o Comando da Frente Interior distribuiu instruções para salvar vidas em várias áreas do país. Solicitamos à população que siga as orientações do Comando da Frente Interior. Ao ouvir uma sirene, deve-se entrar em um espaço protegido e permanecer lá até novo aviso", comunicou a instituição.
O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, confirmou que o Irã havia disparado mísseis contra Israel. Além disso, mencionou que Teerã havia lançado cerca de 102 mísseis de seu território.
Enquanto isso, as sirenes soavam por todo o país judeu.
As decolagens e aterrissagens em Israel também foram interrompidas pelos disparos de foguetes. De acordo com a imprensa israelense, os aviões que se dirigiam para o território israelense deram várias voltas no ar.
As FDI alertaram a população de que as explosões ouvidas por todo o país são interceptações ou impactos.
Até o momento, vários impactos de estilhaços ou de foguetes foram registrados em Tel Aviv, perto do Mar Morto, no sul e na região de Sharon, informou o The Times of Israel.
Anteriormente, as FDI alertaram que o lançamento planejado de mísseis do Irã provavelmente seria em grande escala. "Estamos seguindo a ameaça com seriedade", comentou Hagari.
Teerã havia prometido responder a Tel Aviv pelo assassinato de várias de seus funcionários. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, disse no domingo que a morte do general de brigada e vice-chefe de operações da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Abbas Nilforooshan, que foi morto na semana passada em um ataque aéreo israelense em Beirute, terá consequências para o Estado judeu. "Sem dúvida, esse crime horrível do regime sionista agressor não ficará sem resposta", disse.
Israel e os EUA alertaram que haveria sérias consequências no caso de um ataque a Israel pelo Irã, que apoia o grupo militante Hezbollah no Líbano.
O que dizem os EUA?
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Washington está preparado para ajudar Israel a se defender contra os ataques iranianos e proteger os soldados norte-americanos na região.
"Discutimos como os EUA estão preparados para ajudar Israel a se defender contra esses ataques e proteger os militares norte-americanos na região", escreveu o mandatário em sua conta no X após se reunir com a vice-presidente Kamala Harris e a equipe de segurança nacional da Casa Branca.
Mais informações em breve.