O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu que as "terras turcas" podem ser o próximo alvo de ataques israelenses, após Gaza e Líbano. A declaração foi feita durante um discurso na abertura do terceiro ano legislativo do 28º aniversário do Parlamento, conforme citado pela RIA Novosti.
Erdogan criticou as autoridades israelenses, afirmando que elas se guiam pela ilusão de uma "terra prometida". O líder turco classificou as ações de Tel Aviv em Gaza como um "genocídio" e condenou os "atos terroristas" ocorridos no Líbano.
"Declaro abertamente: após a Palestina e o Líbano, as terras de nossa pátria serão o próximo alvo da administração israelense, que age sob a ilusão de uma terra prometida", enfatizou.
Ele ainda afirmou que Israel está tentando atrair países da região para se juntar aos ataques, utilizando diversas provocações.
Em busca da paz
Na segunda-feira, Erdogan pediu à Assembleia Geral da ONU que autorizasse o uso da força para conter a agressão israelense contra Gaza e o Líbano.
"Hoje, defender a Palestina e o Líbano significa defender a humanidade, a paz e a cultura de coexistência entre diferentes religiões", afirmou.