O Irã está preparando um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel, informa a Axios, citando um alto funcionário da Casa Branca. De acordo com a fonte, o governo Biden acredita que o ataque está prestes a ocorrer.
"Estamos apoiando ativamente os preparativos defensivos para defender Israel desse ataque", disse o funcionário de alto escalão, acrescentando que "um ataque militar direto do Irã contra Israel terá sérias consequências" para a nação persa.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, declarou que as autoridades norte-americanas informaram Tel Aviv sobre um possível ataque iraniano ao Estado judeu. Ao mesmo tempo, o porta-voz comentou que nenhuma "ameaça aérea do Irã" havia sido detectada até o momento.
"Nossos sistemas de defesa aérea estão totalmente preparados e os aviões da Força Aérea estão patrulhando os céus. Estamos no mais alto nível de prontidão em ataque e defesa junto com nossos parceiros norte-americanos e estamos acompanhando juntos os acontecimentos no Irã", enfatizou, prometendo também que um ataque iraniano a Israel "terá consequências".
Teerã prometeu responder a Tel Aviv pelo assassinato de várias de suas autoridades. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, declarou no domingo que a morte do general de brigada e vice-chefe de operações da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, Abbas Nilforooshan, que foi morto na semana passada em um ataque aéreo israelense em Beirute, terá consequências para o Estado judeu. "Sem dúvida, esse crime horrível do regime sionista agressor não ficará sem resposta", disse.