"A única escolha patriótica para presidente" - The New York Times declara apoio a Kamala Harris

O jornal considera a candidata pelo Partido Democrata como a "única alternativa viável à ameaça que Donald Trump representa para a democracia" dos EUA.

O jornal The New York Times e a revista The New Yorker declararam apoio à candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, em editoriais publicados recentemente. As duas publicações, consideradas entre as mais importantes dos Estados Unidos, têm um histórico de apoiar candidaturas democratas.

No editorial do Times, intitulado "A única escolha patriótica para presidente", a publicação divulgada recentemente afirma que Kamala é a única alternativa viável à ameaça que Donald Trump representa para a democracia americana. O jornal destaca que Trump "provou ser moralmente inapto" para o cargo de presidente, citando seus processos criminais, idade avançada e falta de interesse político.

"Ele provou ser moralmente inapto para um cargo que pede a seu ocupante que coloque o bem da nação acima do interesse próprio. Ele provou ser temperamentalmente inapto para um papel que requer as mesmas qualidades — sabedoria, honestidade, empatia, coragem, contenção, humildade, disciplina — que ele mais carece", diz a publicação.

Já a The New Yorker afirma que Kamala demonstrou "os valores básicos e a habilidade política" necessários para encerrar a "era venenosa" de Trump. A revista compara a situação atual dos EUA com a década de 1940, quando o nazifascismo ganhou tração ao redor do mundo.

"Durante nove anos, Donald Trump representou um ataque contínuo à estabilidade, aos nervos e à natureza dos Estados Unidos. Como presidente, ele ampliou algumas das correntes mais feias da nossa cultura política: nativismo, racismo, misoginia, indiferença para com os desfavorecidos, isolacionismo amoral. Kamala Harris –que se mostrou sensata, humana e liberal– é a nossa escolha para a Presidência", escreve a revista. 

Ambas as publicações reconhecem que Kamala não é a candidata perfeita, mas destacam que ela demonstrou "cuidado, competência e um compromisso inabalável com a Constituição" durante sua trajetória como servidora pública.

Desde sua fundação, em 1851, o jornal norte-americano tem declarado apoio a candidatos presidenciais em todas as eleições.