As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram um vídeo em que seus soldados da 98ª Divisão, uma unidade de elite aerotransportada que já atuou na Faixa de Gaza contra o Hamas, se preparam para a incursão terrestre no Líbano, iniciada na noite de segunda para terça-feira.
"A 98ª Divisão começou operações seletivas no sul do Líbano", informou um comunicado das FDI. "Após meses de operação na Faixa de Gaza, onde os soldados da divisão adquiriram habilidades e experiência, foram deslocados para o norte e agora estão atuando na região após realizarem os ajustes necessários para o combate no Líbano."
Com um efetivo entre 10.000 e 20.000 militares, a 98ª Divisão se retirou da cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, no final de agosto, devido ao aumento das tensões com o Hezbollah e após meses de operações lideradas pelo Comando do Sul, segundo o Times of Israel. Após algumas semanas de treinamento, os paraquedistas se uniram à 7ª Brigada Blindada.
Nesta terça-feira, as FDI anunciaram o início de operações terrestres "limitadas, localizadas e seletivas" contra alvos do grupo xiita Hezbollah na zona de fronteira do sul do Líbano.
Antes do anúncio da operação terrestre, a aviação israelense bombardeou o subúrbio de Dahiyeh, ao sul de Beirute. Em resposta, o Hezbollah afirmou ter disparado contra as tropas israelenses na área fronteiriça.