Israel inicia operação terrestre no sul do Líbano

As Forças israelenses especificaram que são operações "limitadas, localizadas e direcionadas" contra alvos do Hezbollah na área de fronteira.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram na terça-feira (horário local) que iniciaram operações terrestres "limitadas" contra alvos do movimento xiita libanês Hezbollah, localizados na zona fronteiriça do sul do Líbano.

"De acordo com a decisão do escalão político, as FDI iniciaram incursões terrestres limitadas, localizadas e seletivas há algumas horas, com base em inteligência precisa, contra alvos e infraestrutura terroristas do Hezbollah", disse, observando que "esses alvos estão localizados em aldeias próximas à fronteira e representam uma ameaça imediata às comunidades israelenses" no norte do país.

Foi observado que os militares "estão operando de acordo com um plano metódico estabelecido pelo Estado-Maior e pelo Comando do Norte" e que eles "treinaram e se prepararam nos últimos meses" para a operação.

"A operação 'Setas do Norte' continuará de acordo com a avaliação da situação e em paralelo aos combates em Gaza e em outros teatros. As FDI continuam a operar para atingir os objetivos da guerra e está fazendo tudo o que é necessário para defender os cidadãos israelenses e devolver os cidadãos do norte de Israel às suas casas", concluíram.

Ataques israelenses contra o território libanês ocorreram na noite de segunda-feira. Várias localidades no distrito de Marjayoun, na província de Nabatiye, foram atacadas pela artilharia das FDI. Posteriormente, aeronaves israelenses atacaram o subúrbio de Dahiyeh, ao sul de Beirute.