Israel teria enviado uma mensagem ao Irã nos últimos dias, avisando que, se lançar uma ofensiva contra o país judeu, as Forças de Defesa de Israel (FDI) destruirão instalações estratégicas iranianas, afirmou o jornalista e político israelense Yinon Magal na segunda-feira.
Em uma postagem no seu pefil no X (antigo Twitter), Magal informou que o governo israelense enviou a mensagem ao Irã por meio dos norte-americanos: "Se vocês nos atacarem, responderemos estrategicamente (o que significa instalações nucleares ou petrolíferas)", escreveu ele. Ele observou que o ataque israelense do último domingo às instalações de petróleo no Iêmen "também foi uma mensagem para o Irã".
O político também lembrou que, na semana passada, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pediu ao Líbano que se libertasse do Hezbollah, três dias após a morte do líder do grupo xiita, Hassan Nasrallah. Neste dia, ele supostamente fez o mesmo apelo aos cidadãos do Irã, disse ele.
De acordo com a mídia israelense, Tel Aviv e Washington teriam iniciado uma coordenação militar para defesa conjunta contra o previsto ataque iraniano. Isso é semelhante ao que ocorreu no mês passado, quando o Irã teria planejado atacar em resposta ao assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniya.