O Exército israelense invadiu o Líbano na noite desta segunda-feira para realizar operações terrestres contra posições do movimento xiita libanês Hezbollah.
De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, Tel Aviv informou a Washington que suas forças "estão atualmente conduzindo operações limitadas tendo como alvo a infraestrutura do Hezbollah perto da fronteira" com Israel.
Embora Israel ainda não tenha anunciado oficialmente o início de sua operação terrestre contra o Líbano, várias cidades do distrito libanês de Marjayoun, na província de Nabatiye, já estão sofrendo fogo de artilharia israelense.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) também pediram para que os civis evacuassem imediatamente de vários locais no bairro de Dahieh, em Beirute.
"Vocês estão perto das instalações do Hezbollah e as FDI agirão com força contra elas. Para sua segurança e a segurança dos membros de sua família, vocês devem evacuar imediatamente esses edifícios e ficar a pelo menos 500 metros de distância deles", comunicou um porta-voz das FDI, Avichay Adraee.
"Próxima fase"
Anteriormente nesse mesmo dia, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant anunciou o início em breve de uma "próxima fase" da operação israelense contra o Hezbollah.
"Será um fator significativo na mudança da situação de segurança e nos permitirá finalizar a importante [missão] de retornar os residentes às suas casas", afirmou Gallant durante uma reunião com prefeitos das localidades perto da fronteira com o Líbano.
Ataques contra Líbano
- Nas últimas semanas, as tensões no Oriente Médio aumentaram com uma nova onda de ataques israelenses contra o Hezbollah, iniciada em 23 de setembro;
- O chefe do Estado-Maior das FDI, Herzi Halevi, afirmou na quarta-feira que o Exército israelense deve estar pronto para destruir a infraestrutura do Hezbollah e restaurar a segurança dos residentes do norte de Israel. Ele disse que, para conseguir isso, Israel se preparava para "manobras e ações";
- No sábado, as FDI informaram mataram o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um ataque aéreo contra um prédio residencial no subúrbio de Dahieh, ao sul de Beirute, capital do Líbano.