Notícias

Israel anuncia que a "próxima fase" da operação contra o Hezbollah começará em breve

A nova fase ajudará a “mudar a situação de segurança” e permitirá que os residentes do norte do país retornem às suas casas, disse o ministro da defesa israelense.
Israel anuncia que a "próxima fase" da operação contra o Hezbollah começará em breveGettyimages.ru / Ilia Yefimovich

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant declarou, durante uma reunião com prefeitos das comunidades da fronteira norte do país, que Tel Aviv lançará em breve a "próxima fase" da operação militar contra o grupo xiita libanês Hezbollah.

"A próxima fase da guerra contra o Hezbollah começará em breve. Ela será um fator significativo na mudança da situação de segurança e nos permitirá finalizar a importante [missão] de retornar os residentes às suas casas", afirmou Gallant, referindo-se aos israelenses que foram evacuados de partes do norte do país por causa dos ataques do movimento libanês.

O ministro também indicou que Israel deslocará "o centro de gravidade" para o norte e, assim, mudará a situação em sua fronteira com o Líbano.

Ao mesmo tempo, um funcionário norte-americano afirmou ao Washington Post que Tel Aviv está planejando uma operação terrestre limitada no Líbano, que pode começar em breve. De acordo com a fonte, a operação terá como objetivo destruir a infraestrutura do Hezbollah ao longo da fronteira para eliminar a ameaça às comunidades fronteiriças israelenses. Enquanto isso, uma fonte da CBS News disse que a incursão "limitada" de Israel no território libanês poderia começar em poucas horas.