Notícias

Marçal: "A mulher não vota em mulher, mulher é inteligente"

O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo gerou polêmica ao falar do eleitorado feminino.
Marçal: "A mulher não vota em mulher, mulher é inteligente"UOL/Folha

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), gerou polêmica durante o debate UOL/Folha nesta segunda-feira, ao afirmar que a candidata Tabata Amaral (PSB) não será eleita porque "mulher não vota em mulher". 

Segundo Marçal, a estratégia de Tabata é se apresentar como "a mais sábia e inteligente", mas isso "não é suficiente para conquistar o voto feminino". Ele também disse que, se as mulheres votassem em mulheres, Tabata Amaral já teria vencido no primeiro turno.

"Mas se mulher votasse em mulher, Tabata, você ganharia no 1º turno. Mulher é inteligente, tem sabedoria", afirmou o candidato, acrescentando que "mulher não vota em mulher, mulher é inteligente.

Ao fim do debate, ao ser entrevistado por jornalistas, Marçal se explicou: "A Tabata está desenvolvendo um processo de querer desqualificar os homens e falar que ela vai receber votos de mulheres porque ela é mulher, de maneira nenhuma. A Tabata é a mais inteligente, mas a sabedoria dela é baixa".

Reações dos candidatos

Tabata Amaral e Guilherme Boulos (PSOL) reagiram às declarações de Marçal sobre o eleitorado feminino. Boulos classificou a fala de Marçal como misoginia e disse que é "lamentável e triste ouvir isso de alguém que quer governar São Paulo".

Tabata Amaral, por sua vez, acredita que a afirmação de Marçal foi motivada pela rejeição do eleitorado feminino a ele. Ela convidou as mulheres a votarem nela para "se posicionarem politicamente" e "superarem a subestimação que enfrentam".