Marine Le Pen está sendo julgada em Paris

Se for considerada culpada, a líder da direita nacionalista francesa não poderá ser candidata à presidência da França em 2027.

O julgamento de Marine Le Pen, uma das dirigentes do partido Rassemblement National, e de outros políticos envolvidos em um caso de lavagem de dinheiro do Parlamento Europeu começa em Paris nesta segunda-feira, informou o BFMTV.

O caso será julgado pelo Tribunal Penal de Paris. No total, são acusadas 27 pessoas, incluindo Le Pen, o seu pai e fundador do Rassemblement National, Jean-Marie Le Pen, e outros dirigentes do partido.

A acusação é embasada em um relatório do Parlamento Europeu enviado anonimamente às autoridades francesas em 2015.

Os representantes do partido são suspeitos de contratar de maneira fictícia assistentes para deputados do Parlamento Europeu, com o objetivo de desviar os seus fundos a favor do partido. Le Pen tem negado repetidamente qualquer ato ilícito.

Segundo noticiou o Politico no domingo, as sondagens mostram que a líder do Rassemblement National está mais perto do que nunca de ganhar a presidência. Mas o julgamento que se inicia nesta segunda-feira poderá mudar seu futuro político. Se for considerada culpada, não poderá candidatar-se à presidência da França em 2027.

A coalizão Rassemblement National, de Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar nas eleições parlamentares que foram concluídas na França em 7 de julho, obtendo 143 assentos na Câmara Baixa do Parlamento do país.