Israel pode lançar invasão terrestre no Líbano nesta semana, diz Wall Street Journal

O jornal havia escrito antes que o comando militar de Israel revisou suas táticas para combater o movimento xiita libanês, dando ênfase a ataques preventivos contra a liderança de Hezbollah e seus recursos militares.

Israel pode lançar uma invasão terrestre no Líbano já nesta semana, com os serviços de inteligência do país fazendo os preparativos necessários e coletando informações, informou nesta segunda-feira o jornal Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com o assunto.

"As Forças especiais israelenses estão realizando pequenas incursões no sul do Líbano, reunindo informações e sondando o terreno antes de uma possível invasão terrestre, que pode ocorrer já nesta semana", escreveu o jornal.

De acordo com as fontes da publicação, durante os ataques, o exército israelense teve tempo para estudar os túneis do movimento Hezbollah localizados ao longo da fronteira.

"Ainda não se sabe por quanto tempo Israel tentará manter o território ou se a invasão será mais como uma série de ataques maiores", resumem os autores do artigo.

No entanto, as fontes também observam que o momento de qualquer ação terrestre pode mudar, ressaltando que o país está sob intensa pressão dos EUA para não realizar uma invasão em grande escala.

Por sua vez, um dos membros de alto escalão do Hezbollah, Naim Qassem, declarou em seu primeiro discurso público desde o assassinato de Hassan Nasrallah, líder do grupo, que o movimento está pronto para enfrentar qualquer invasão terrestre israelense, acrescentando que Israel não vai atingir seus objetivos, relatou nesta segunda-feira a Reuters.