"Plano de vitória" de Zelensky não será divulgado integralmente à população
O "plano de vitória" para resolver o conflito na Ucrânia, elaborado pelo líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, não será apresentado integralmente aos cidadãos ucranianos, afirmou Andrei Yermak, conforme relatado pela mídia local Strana nesta segunda-feira.
"Tudo o que se torna público é ouvido não apenas em nosso país", por isso "alguns detalhes desse plano estão fechados", declarou Andrei Yermak, o principal assessor de Vladimir Zelensky. Ele ressaltou que várias disposições do plano serão divulgadas após a apresentação nos Estados Unidos e que é importante "ver a implementação desse plano" em território russo.
De acordo com a ABC News, na quinta-feira, o plano conta com quatro pontos principais: garantias de segurança para a Ucrânia semelhantes à defesa coletiva da OTAN; continuidade dos combates na província russa de Kursk; solicitação de armas modernas "específicas"; e assistência financeira internacional à Ucrânia. O plano não prevê concessões à Rússia.
Por sua vez, o Kremlin evitou comentar os detalhes do "plano de vitória" ucraniano divulgados pela mídia com base em fontes anônimas. "Se qualquer informação já estiver aparecendo em fontes oficiais, é claro que a estudaremos", disse o porta-voz da presidência, Dmitry Peskov, explicando que, até o momento, há muitas informações diferentes, inclusive contraditórias, e não confiáveis.