Notícias

Dilma Rousseff recebe "Medalha da Amizade" em cerimônia presidida por Xi Jinping

Durante as comemorações do 75º aniversário da República Popular da China, a ex-presidente foi condecorada destacando seu papel no fortalecimento das relações entre as duas nações e na modernização da economia chinesa.
Dilma Rousseff recebe "Medalha da Amizade" em cerimônia presidida por Xi JinpingAP / Ng Han Guan

A ex-presidente do Brasil e Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, foi homenajeada no domingo com a Medalha da Amizade, a mais alta honraria concedida pelo governo chinês a estrangeiros. A cerimônia ocorreu durante as celebrações do 75º aniversário da fundação da República Popular da China e foi presidida pelo presidente Xi Jinping.

A condecoração foi atribuída em reconhecimento às contribuições de Rousseff para o fortalecimento das relações entre o Brasil e a China, especialmente no contexto da modernização da economia chinesa. Dilma agradeceu o gesto e expressou sua honra em receber a medalha, destacando a importância histórica e as realizações contemporâneas da China.

"Dificilmente em algum momento no passado um país conseguiu se transformar em 75 anos na segunda maior economia do mundo, no país que conseguiu elevar o nível educacional do seu povo para competir com os níveis dos países desenvolvidos, (no país) que lidera hoje em ciência e tecnologia e na aplicação de inovações em todos os campos e áreas, especificamente na indústria", acrescentou a ex-presidente brasileira, segundo a Agência Brasil.

Atualmente, a ex-presidente ocupa a presidência do NBD, também conhecido como "Banco dos BRICS", que está sediado em Xangai. Em agosto, Brasil e China, que é o principal parceiro comercial do país, celebraram o 50º aniversário das relações diplomáticas.