Neste sábado, a La Liga, principal liga do futebol espanhol, divulgou um comunicado pedindo pela "prisão imediata" dos organizadores por trás de uma "campanha de ódio que buscava promover atos racistas e discriminatórios" no clássico entre o Atlético de Madrid e o Real Madrid, previsto para este domingo.
"A campanha mencionada constitui o crime de incitação ao ódio, conforme claramente definido no Código Penal. A LALIGA condena veementemente essas ações que - direta ou indiretamente - incentivam, promovem e incitam o ódio contra um indivíduo, no caso, o jogador Vinicius Jr, por causa de sua raça", lê-se na nota.
Nos últimos dias, postagens feitas redes sociais encorajam torcedores do Atlético de Madrid a utilizarem máscaras no Estádio Metropolitano durante a partida de domingo. Desta forma, seria possível fazer insultos racistas contra o craque brasileiro sem ser identificado e punido.
Desde que deixou o clube carioca Flamengo para jogar na Espanha, Vinícius tem sido alvo frequente de insultos racistas, sobretudo de torcedores do Atlético madrilenho. No ano passado, quatro torcedores do clube foram indiciados depois que uma boneco de Vinícius enforcado foi pendurado em uma ponte.