Notícias

"Em que diabos estava pensando?": Ted Cruz repreende Zuckerberg por conteúdo de abuso sexual infantil

O diretor-executivo da Meta compareceu a uma audiência judicial do Senado dos Estados Unidos na quarta-feira.
"Em que diabos estava pensando?": Ted Cruz repreende Zuckerberg por conteúdo de abuso sexual infantilAP / Manuel Balce Ceneta

O diretor executivo da Meta*, Mark Zuckerberg, participou de uma audiência judicial do Senado dos EUA centrada em exploração sexual infantil, venda de drogas e conteúdo on-line que pode incitar o suicídio na quarta-feira (31/1).

Ao longo da sessão, o senador Ted Cruz repreendeu o empresário por causa de uma tela que aparece para os usuários do Instagram que pesquisam por materiais de abuso sexual infantil.

O legislador exibiu um cartaz impresso representando a tela com um aviso de que "os resultados podem conter imagens de abuso sexual infantil".

"Portanto, deu aos usuários duas opções: obter ferramentas ou ver os resultados de qualquer maneira. Senhor Zuckerberg, em que diabos estava pensando?", perguntou o senador, exibindo os avisos em pôsteres impressos.

"Podemos estar errados", admitiu o magnata.

Questionado sobre quantas vezes a tela de aviso apareceu em sua rede social, Zuckerberg reconheceu que o ignorava.

A audiência judicial do Senado também contou com a presença dos diretores executivos do Discord, Snapchat, X e TikTok.

Durante a audiência, foi exibido um vídeo de menores falando sobre suas experiências de bullying e abuso on-line. As famílias das pessoas afetadas também compareceram à audiência, algumas com cartazes compartilhando as histórias de seus filhos que morreram por assédio, venda de drogas e conteúdo sobre suicídio.

Quando lhe perguntaram se ele queria se desculpar com os parentes das vítimas, Zuckerberg pediu desculpas publicamente aos pais de adolescentes que foram afetados de uma forma ou outra pelo uso das redes sociais.

 * Organização classificada na Rússia como extremista.