Israel afirma ter matado Hassan Nasrallah, líder máximo do Hezbollah
As Forças de Defesa de Israel (FDI) comunicaram neste sábado que haviam eliminado Hassan Nasrallah, o secretário-geral do movimento libanês Hezbollah, no dia anterior.
As FDI acrescentaram que outras líderanças do grupo xiita, incluindo Ali Karchi, comandante da frente sul, também foram mortos. A operação na qual o líder do Hezbollah teria sido morto foi denominada "Nova ordem", informa o Ynet.
De acordo com a declaração, aviões da força aérea israelense realizaram um ataque à sede central do Hezbollah, localizado sob um prédio residencial na capital libanesa, Beirute. O bombardeio, realizado sob a direção da ala de inteligência e do sistema de defesa, ocorreu quando a liderança do movimento xiita estava no quartel-general para "coordenar atividades terroristas contra os cidadãos do Estado de Israel", afirmou.
"Nasrallah era o principal responsável pela tomada de decisões e o único aprovador das ações estratégicas e sistêmicas e, ocasionalmente, também das decisões táticas da organização", comunicaram as FDI, que acrescentaram que o Hezbollah, liderado por Nasrallah, teria estado envolvido na guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas após o ataque de 8 de outubro.
As FDI publicaram como ficaria a estrutura de liderança do movimento xiita após a eliminação dos comandantes de alto escalão. A etiqueta vermelha ao lado do membro na imagem significa que ele foi eliminado. Portanto, se a morte de Nasrallah for confirmada, Israel eliminou toda a liderança do Hezbollah, com exceção de um homem, o comandante Abu Ali Rida.
Por sua vez, o chefe do Estado-Maior das FDI, Herzi Halevi, disse que a eliminação de Hassan Nasrallah não é o fim das capacidades do país judeu. "A mensagem é simples: seja quem for que ameace os cidadãos do Estado de Israel, nós saberemos como chegar até ele. No norte, no sul, mesmo nos lugares mais distantes", disse o oficial militar israelense de alto escalão.
Nesse contexto, ele acrescentou que o exército israelense está iniciando os preparativos para os próximos ataques "de forma muito intensa" e manterá a prontidão máxima em todos os setores.
O líder da oposição israelense Yair Lapid parabenizou as FDI e as forças de segurança do país judeu pelo assassinato do líder do Hezbollah. "Que todos os nossos inimigos saibam que quem ataca Israel é filho da morte. Essa é uma conquista importante para a dissuasão e a segurança do Estado de Israel", escreveu o político em sua conta no X.
- O Hezbollah, sob o comando de Nasrallah, tem entrado frequentemente em conflito com Israel, com confrontos notáveis, como a guerra do Líbano de 2006. A liderança de Nasrallah durante esses conflitos aumentou sua popularidade, especialmente entre aqueles que veem o Hezbollah como um símbolo de resistência contra Israel.
- Nas últimas semanas, as tensões aumentaram após ataques israelenses contra o Hezbollah, visando sua infraestrutura. Nasrallah condenou essas ações como atos de guerra, acusando Israel de atingir áreas civis no Líbano.