Notícias

Governador da Flórida anuncia o envio de tropas ao Texas para apoiá-lo na fronteira com o México

A decisão ocorre em meio ao impasse entre o estado do Texas e o Governo Federal sobre a política de imigração dos EUA.
Governador da Flórida anuncia o envio de tropas ao Texas para apoiá-lo na fronteira com o México@GovRonDeSantis / Rede social X / Captura de tela

A Flórida enviará até mil soldados da Guarda Nacional para apoiar o Texas na segurança da fronteira com o México, de acordo com o governador Ron DeSantis.

Além disso, serão enviadas tropas da Guarda Estadual da Flórida, a primeira vez que a força foi enviada para fora do estado.

"Estamos aqui para nos unirmos como floridenses e dizer que temos que deter essa invasão da nossa fronteira sul de uma vez por todas", disse DeSantis em um discurso para os membros da Guarda Nacional da Flórida. Em seu púlpito, podia-se ler o slogan "stop the invasion" (pare a invasão).

De Santis criticou o presidente Joe Biden por não ser capaz de fazer seu trabalho, quando ele tem todos os poderes para fechar a fronteira ao influxo de imigrantes sem documentos.

O governador do Texas, Greg Abbott, está envolvido em uma batalha legal com o Governo Biden, com o qual tem sérias divergências sobre a política de imigração e o controle de fronteiras.

Na semana passada, a Suprema Corte dos EUA decidiu a favor do Governo Federal para permitir que ele removesse o arame farpado colocado pelo Texas para conter a migração.

Abbott acusa Biden de incentivar a imigração ilegal e invoca o direito de autodefesa de seu estado contra a "invasão".

Mais de 20 estados expressaram apoio ao Texas, fazendo com que pelo menos metade deles enviasse reforços para ajudar a lidar com a crise de imigração.

"Metade da América agora se opõe ao Governo Biden. E o mesmo acontece com mais da maioria de todos os procuradores-gerais do país. Biden não está enfrentando o Texas, Biden está enfrentando os Estados Unidos da América", enfatizou Abbott em uma entrevista na segunda-feira.