A revista britânica The Economist alertou na quinta-feira que, se a Ucrânia e seus aliados não mudarem rapidamente sua estratégia, estarão acelerando sua derrota.
"Desenvolver um novo plano de vitória exige muito de Zelensky e dos líderes ocidentais. Mas se eles se recusarem farão a Ucrânia ser derrotada. E isso seria muito pior", afirma The Economist.
A publicação criticou Zelensky por ter ambições que não refletem a realidade, destacando que o líder ucraniano não conseguirá recuperar os territórios perdidos.
"Se Zelensky continuar a desafiar a realidade, insistindo que o exército ucraniano pode retomar todos os territórios, afastará os apoiadores da Ucrânia e dividirá ainda mais a sociedade ucraniana", declarou a revista.
Além disso, The Economist condenou o Ocidente por não estabelecer o "nível da ajuda", o que, segundo a revista, impede a Ucrânia de criar um plano viável. "Há muito tempo, o Ocidente se esconde atrás da justificativa de que, se a Ucrânia definisse os objetivos, decidiria quais armas forneceria. No entanto, Zelensky não pode definir o que seria uma vitória sem saber o nível do apoio ocidental", afirmou a publicação.