A Rússia está criando, juntamente com os países do grupo do BRICS, um circuito independente de pagamento e liquidação para atender a todo o comércio exterior, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, durante o fórum internacional Semana de Energia da Rússia.
De acordo com o presidente, a Rússia está gradualmente superando as dificuldades com os pagamentos de exportação, ao mesmo tempo em que muitos parceiros estrangeiros estão interessados em fazer negócios na moeda russa.
Ele também observou que o modelo de desenvolvimento multipolar emergente "lança uma nova onda de crescimento global para todo o século XXI". O chefe de Estado russo enfatizou ainda que esse progresso "não se concentrará na Europa ou na América do Norte", que, segundo ele, "estão gradualmente perdendo suas posições na economia mundial", mas que o crescimento ocorrerá nos países do BRICS, bem como nos países que desejam se juntar ao bloco.
De acordo com Putin, esses países "veem a perspectiva de uma cooperação igualitária que leva em conta os interesses nacionais".
O mandatário russo também afirmou que o país está criando plataformas alternativas em uma base tecnológica qualitativamente nova, independentemente da influência externa.
- Em agosto, o jornal The Economic Times informou que a Rússia, junto com a Índia, estavam explorando a ideia de uma taxa de referência da rúpia e do rublo para iniciar o comércio direto usando moedas nacionais com objetivo de superar as barreiras comerciais do dólar criadas pelas sanções introduzidas pelo Ocidente contra Moscou.