Navio de guerra japonês atravessa o Estreito de Taiwan pela primeira vez
Um navio da Força Marítima de Autodefesa do Japão atravessou o Estreito de Taiwan pela primeira vez, informou a agência de notícias Kyodo News na quinta-feira.
Segundo a agência, o destróier Sazanami, junto com navios da Marinha australiana e neozelandesa, entrou nas águas do Mar da China Oriental na manhã de quarta-feira, navegando em direção ao sul por mais de 10 horas. A mídia acrescentou que os navios de guerra estariam se preparando para realizar exercícios conjuntos no Mar da China Meridional a partir de quinta-feira.
A imprensa chinesa informou que o destróier de mísseis HMAS Sydney (DDG 42) da Marinha Real Australiana e o navio de suprimentos HMNZS Endeavour (A11) da Marinha Real da Nova Zelândia navegaram no sentido norte-sul. Essa também foi a primeira vez que navios de guerra australianos e neozelandeses cruzaram juntos o Estreito de Taiwan.
Enquanto isso, a Marinha chinesa enviou cinco navios de guerra para monitorar a área. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, pediu que o Japão fosse "cauteloso em palavras e ações e não prejudique as relações sino-japonesas, assim como a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan", segundo a mídia japonesa.
O porta-voz do Japão, Yoshimasa Hayashi, por sua vez, recusou-se a comentar os relatórios, afirmando que se tratam de assuntos militares. No entanto, ele expressou preocupação com a crescente atividade militar da China na região.