Imagens de um objeto voador não identificado que foi abatido em fevereiro de 2023 no Território de Yukon, no noroeste do Canadá, foram recentemente desclassificadas por meio de uma solicitação de liberdade de informação e publicadas pela CTVNews.
Os documentos mostram uma imagem granulada do que parece ser uma impressão de um e-mail, que foi inicialmente aprovado para distribuição dois dias após o avistamento. No entanto, sua divulgação foi posteriormente restringida depois de o Departamento de Defesa ter expressado preocupação de que a disseminação "poderia criar mais dúvidas e confusão".
O misterioso OVNI foi abatido em 11 de fevereiro de 2023 por um caça F-22 dos EUA depois de entrar no espaço aéreo canadense perto da fronteira com o Alasca. Ele foi um dos três objetos abatidos naquele mês, junto do balão de vigilância chinês que teria conseguido coletar informações de várias instalações dos EUA.
O e-mail publicado também inclui "a melhor descrição disponível" do "objeto cilíndrico", oferecida por um general de brigada canadense:
A parte superior é metálica, o restante é branco. Um fio de 6 metros pendurado abaixo com algum tipo de pacote suspenso nele"
As informações também incluem relatórios e e-mails do Estado-Maior Conjunto Estratégico das Forças Armadas Canadenses, das Forças Reais Canadenses e da operação conjunta do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte com os EUA.