Notícias

"O Sul Global precisa estar representado nos fóruns de decisão": Lula em Reunião Ministerial do G20

O presidente brasileiro afirmou que o Conselho de Segurança é incapaz de resolver conflitos, alegando que "não é transparente no funcionamento, nem coerente nas decisões".
"O Sul Global precisa estar representado nos fóruns de decisão": Lula em Reunião Ministerial do G20G20

O Sul Global deve ser incluído dos principais órgãos de decisão, declarou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira em uma Reunião Ministerial do G20, em Nova York, que ocorre no âmbito da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

"O Conselho de Segurança é incapaz de resolver conflitos", opinou o mandatário durante seu discurso, alegando que "não é transparente no funcionamento, nem coerente nas decisões". 

Lula também afirmou que o Brasil considera convocar uma proposta de revisão da carta da ONU. Enquanto isso, destacou a importância de "admitir que há fissuras a serem reparadas", afirmando que "todos tem que concordar" que a reforma é fundamental e urgente.  

"As Nações Unidas são e devem continuar sendo o coração do sistema multilateral", sublinhou Lula, observando que a comunidade internacional está correndo em círculos

"Não conseguimos responder aos desafios globais porque trocamos o multilateralismo por ações unilaterais ou arranjos excludentes", afirmou o presidente brasileiro.

"Os países do Sul Global enfrentam custos desproporcionais na obtenção de financiamentos, as taxas de juro impostas são muito mais altas que as aplicadas as nações desenvolvidas", afirmou Lula.

O presidente ainda destacou as prioridades do seu país que incluem luta contra desigualdades em todas as suas formas, combate às mudanças climáticas